Irrelevâncias.com

...mais do mesmo...

+ +

As inovações tecnológicas e suas implicações sociais

As sensíveis e constantes mudanças nas estruturas sociais, políticas e comerciais que o advento das novas tecnologias, especialmente da internet, têm colocados todos nós, contemporâneos do início de século XXI, perante umas das mais rápidas mudanças que já ocorreu no mundo em todos os tempos. Todos os valores que há alguns anos eram tidos como intangíveis estão sendo ultrapassados por tendências cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.

O jornalismo, antes restrito aos grandes conglomerados de telecomunicação, está sendo substituído pelos meios de comunicação mais baratos e de fácil compartilhamento. Um exemplo "clássico" são os blogs. Como um sistema que garante que qualquer um possa expor suas idéias a cerca de qualquer assunto a qualquer momento e de forma rápida e barata desenvolveu também a interessante capacidade de compartilhamento e propagação de idéias a respeito de determinada notícia antes formatada e condensada de acordo com os ideais e interesses de meia dúzia de setores da economia e política. A possibilidade de difundir várias idéias vistas dos mais variados ângulos de uma notícia agrada à maioria dos adeptos desse tipo de mídia, uma vez que o distanciamento das especulações e distorções da mídia tradicional cai bem aos que, detentores de um nível cultural mais alto, priorizam a inventividade e originalidade do que lêem e vêem.



As mudanças, como dito, por serem extremamente rápidas têm causado um imenso choque de valores. O compartilhamento de arquivos e textos sem distinção esbarra nas leis de direitos autorais até então firmemente defendidos por todos mesmo que inconscientemente. A imagem de ilegalidade e a "transgressão" daqueles adeptos de tais práticas podem ser vistos como efeitos colaterais desse choque de valores. Ao mesmo tempo em que é interessante dispor de músicas e vídeos com a agilidade de um click sem as preocupações (e custos) de adquiri-los nas lojas é preocupante imaginar até que ponto esse sistema unilateral irá se manter. Até onde as indústrias cinematográficas e fonográficas, por exemplo, irão suportar a crescente demanda de conteúdo sem o devido retorno? Há algum outro sistema que poderá substituí-lo?



Digressões catastróficas à parte, pode-se afirmar que a culminação final dessas mudanças é incerta. Nenhuma previsão pode realmente vislumbrar o desfecho desse embate. Certo é que as tendências tecnológicas influenciam e fascinam os mais conservadores e que a maioria dessas tendências vêm se afirmando dia pós dia. Nesses tempos de perplexidade em que vivemos tudo parece incerto e efêmero. Todas as novidades surgem como relâmpagos e se dissipam no ar. As que efetivamente permanecem o fazem geralmente pela inconstância dos indivíduos alienados por tais novidades ou, em casos raros, pela necessidade de tê-lo (necessidade essa geralmente criada por essa mesma novidade). Pode-se notar, então, que essa incerteza, relatividade e inconstância das relações tecnológicas passam a influenciar todos os campos da sociabilidade, uma vez que os avanços tecnológicos permeiam atualmente todos os campos da vida em sociedade. O ser humano social passou a reproduzir a rapidez, fugacidade e o caráter descartável da tecnologia nos campos das relações humanas, do meio ambiente, da política, ética e moral.



É possível notar, então, que os dilemas e mudanças que estamos enfrentando suplantam as barreiras da economia, política, comércio e comunicação. Tais mudanças estão acontecendo dentro de cada ser humano que imerso nas ondas da tecnologia esquece-se de que o planeta, as relações humanas, as atividades que exigem a sensibilidade e a criatividade puramente humanas não são descartáveis nem podem ser recarregadas a cada click do mouse como programas de computador. É cada dia mais latente a negação das atividades humanas em detrimento das novidades arrojadas do mundo high-tech.



Logo, as implicações das mudanças no âmbito da tecnologia estão intimamente ligadas e influenciam constantemente a forma como o homem moderno vê o mundo e se comporta diante de situações antes precisas e certas e agora discrepantes e incoerentes com a realidade.



O necessário, talvez, seja encontrar o tão sonhado equilíbrio entre esses dois mundos distintos. O que, provavelmente, será algo dificilmente alcançado.


Baseado no texto de Nemo Nox, "Mundos em colisão"